
Você já deve ter ouvido que a primeira impressão é a que fica, né? No transporte escolar, isso é ainda mais verdadeiro.
Além disso, o seu atendimento é a cara do seu serviço, e é ele que vai influenciar se os pais contratam você, se confiam em você e como te veem daqui para frente.
Se você responde os pais sem atenção. Passa uma imagem despreocupada ou com pouco profissionalismo, isso vai afetar completamente a relação que você terá com eles no futuro.
Assim que, a postura e como você se comunica fazem toda a diferença!
Pensando nisso, criamos este conteúdo para você: um manual prático, direto ao ponto, que vai te ajudar a prestar um atendimento de qualidade no transporte escolar.
- Padronize seu atendimento
- Colete as informações básicas
- Apresente valores e condições
- Faça a matrícula
- Envie o contrato de Transporte
1. Padronize seu atendimento
Primeiro, assim que um Cliente entrar em contato com você, responda com educação, clareza e profissionalismo. Uma resposta padronizada mostra que você leva o seu trabalho a sério desde o primeiro contato.
Parece uma dica simples, mas faz toda a diferença.
Inclusive, você pode elaborar essa resposta pensando em uma estrutura com 3 pontos:
- Sempre cumprimente (Olá, Bom dia, Boa Tarde)
- Se Identifique (Aqui é o Transporte Escolar do Tio Carlos)
- Tome cuidado com erros gramaticais.
Uma dica importante é definir um nome para sua empresa, deixando claro que não é apenas o “Tio Carlos”, mas a empresa de transportes do tio Carlos, essa apresentação simples já fortalece a imagem do seu negócio.
Exemplo prático:
Mensagem da Ana Maria
“Oi, queria saber se você atende o Vila Barros?”
Resposta do Tio Carlos
“Boa tarde, Ana! Tudo bem?
Aqui é o Transporte Escolar do Tio Carlos.
Sim, nós atendemos o Vila Barros! Para qual escola seria?”
2. Colete as informações básicas
Em seguida, depois da primeira resposta, é hora de entender melhor a necessidade da família.
Peça dados como: nome da criança, escola, período. Com essas informações, você vai conseguir avaliar se é possível fazer o atendimento com base na sua rota e horários.
Um exemplo de mensagem:
Ficha de Pré-Matrícula – Transporte Escolar
Oi! Para facilitar nosso atendimento, me envia por favor essas informações:
- Nome da criança:
- Escola:
- Período (manhã, tarde ou integral):
- Série e turma:
- Endereço de embarque e desembarque:
Assim consigo verificar se consigo atender vocês certinho e já te passo os próximos passos! 😊
Adapte essa mensagem para as necessidades do seu Transporte
3. Apresente valores e condições
Agora que você já sabe as informações principais e decidiu que consegue atender o aluno, é hora de apresentar os valores e as condições do transporte.
Essa etapa é importante para deixar tudo bem claro desde o início e evitar confusões lá na frente.
🗣 Dica: Seja direto, educado e transparente. Um exemplo de resposta:
“Legal, Ana! Consigo te atender sim 😊
Trabalhamos com contrato anual, válido para todo o ano letivo.
Você pode escolher pagar em 10, 11 ou 12 vezes, como for melhor pra você.
Formas de pagamento: dinheiro, cartão ou pix.
👉 Prestação de serviço Transporte Escolar
Contrato em 12x de R$350,00
O pagamento é sempre até o dia 5 de cada mês.
🟡 Em caso de multa por atraso: R$5,00
🟢 Desconto de R$20,00 para pagamentos feitos até o dia 1º de cada mês”
Este é apenas um exemplo, mas você pode (e deve) adaptar para o seu serviço.
📌 Se você tiver política de reserva de vaga ou taxa de matrícula, esse é o momento certo pra avisar também.
Dica 2: Tenha condições especiais para seus clientes como, indique um amiguinho e ganhe desconto
4. Faça a matrícula
Então, o responsável já conhece os valores e condições do seu serviço. Agora, chegou a hora de formalizar a matrícula da criança no seu transporte.
Essa etapa é importante porque:
✅ Você registra os dados corretamente.
✅ Mostra que seu transporte é organizado.
✅ Passa segurança e profissionalismo para o responsável.
Você pode pedir os dados de matrícula por mensagem ou usar uma solução mais prática: o link de reserva de vaga da Van Inteligente.
Com ele, o responsável preenche tudo em poucos minutos, direto do celular, e a vaga já fica reservada no seu sistema.
É rápido, organizado e gratuito!
5. Envie o contrato de Transporte
Com a matrícula feita, o próximo passo é enviar o contrato de prestação de serviço.
Esse documento é essencial para:
Formalizar o acordo entre você e o responsável e garantir segurança jurídica para os dois lados.
Se você usa o sistema da Van Inteligente, esse processo é bem mais fácil:
Assim que a reserva de vaga for aceita por você no sistema, o contrato será enviado para o responsável via E-mail.
E você ainda pode: Optar pela assinatura digital
💡 Dica de mensagem:
“Agora que já fizemos a matrícula, vamos te enviar o contrato para você assinar digitalmente pelo email, tudo certinho e sem complicação. Assim a gente garante segurança dos dois lados 😉.”
Com tudo formalizado, você mostra profissionalismo e ainda ganha tempo no seu dia a dia.
Para Concluir, esperamos que essas dicas tenham te ajudado. Lembre-se sempre o seu Transporte Escolar é uma empresa!
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